Busca

Cookie Policy
The portal Vatican News uses technical or similar cookies to make navigation easier and guarantee the use of the services. Furthermore, technical and analysis cookies from third parties may be used. If you want to know more click here. By closing this banner you consent to the use of cookies.
I AGREE
Finale: Allegro con spirito
Programação Podcast
Pio XI e Guilherme Marconi na inauguração da Rádio Vaticano Pio XI e Guilherme Marconi na inauguração da Rádio Vaticano 

90 anos da Rádio Vaticano: a amizade entre o Papa e a família Marconi

Elettra Marconi filha do grande inventor que criou a rádio do Papa, recorda a fé de seu pai e seus longos encontros com Pio XI marcados pela curiosidade científica. As felicitações aos ouvintes pelo aniversário da "Rádio de família”

Michele Raviart – Vatican News

Foi o homem que deu o impulso decisivo para o desenvolvimento da telegrafia sem fio e uniu o mundo através de ondas eletromagnéticas, tanto que é considerado o inventor do rádio e recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1909. E foi ele, Guilherme Marconi, o encarregado pelo Papa Pio XI de projetar e construir a Rádio Vaticano. "Tenho a maior honra de anunciar que dentro de alguns momentos o Sumo Pontífice Pio XI inaugurará a estação de rádio do Estado da Cidade do Vaticano", disse por primeiro, em 12 de fevereiro de 1931, diante de um microfone que ainda, 90 anos depois, leva a voz do Papa no mundo.

Ouça a voz de Guilherme Marconi e do Papa Pio XI

Em certo sentido, para Elettra Marconi é uma "rádio de família", a filha do inventor nos conta sobre aqueles dias e o significado deste aniversário para ela:

Elettra Marconi: Para mim é muito emocionante, porque meu pai sempre me educou recordando este grande evento da inauguração da Rádio Vaticano, construída por ele. Eu sabia tudo sobre a amizade com Pio XI, porque fui levada muitas vezes à Rádio Vaticano quando tinha sido recém inaugurada, na presença de meu pai, precisamente, e de Pio XI. É algo que eu vivi muito e que coincide com o período mais longo em que meu pai permaneceu em Roma para a construção de "sua" Rádio Vaticano. Ele a construiu, supervisionou e controlou tudo. Para ele era muito importante.

Ouça e compartilhe!

Como seu pai contava à família sobre a inauguração da Rádio Vaticano, há algum caso particular que a senhora recorda?

Elettra Marconi: Minha mãe também estava presente! Foi uma emoção muito grande para todos, meu pai tinha uma grande admiração por Pio XI, que era muito interessado em ciências e queria seguir todos os progressos que meu pai fazia na rádio. Foi uma grande amizade. Ele ia frequentemente falar com o pontífice para mantê-lo atualizado.

Pio XI e Marconi na inauguração da Rádio Vaticano
Pio XI e Marconi na inauguração da Rádio Vaticano

A senhora pode nos dizer se há um momento, um dia em particular, que lembra daqueles passados com Pio XI?

Elettra Marconi: Frequentemente íamos a audiências particulares, porque ele queria nos conhecer. Queria conhecer meu pai e também convidava minha mãe e eu, a pequena Elettra, que tinha que estar presente.... E as visitas eram intermináveis, porque meu pai tinha muitas coisas técnicas para conversar com o Papa. As microondas, o rádio e seus últimos progressos. Pio XI ficava me olhando porque eu era muito vivaz e minha mãe tinha que me manter sob controle. Mas ele me olhava sorrindo e com simpatia. Divertia-se! Havia uma atmosfera maravilhosa. Então a última coisa importante que meu pai fez pelo Papa foi a construção do "radio-telefone móvel", um dispositivo no carro do Papa para falar com o Vaticano e com Castel Gandolfo. O desenvolvimento disto, é claro, é o telefone celular, mas o primeiro telefone celular foi para o Papa!

Entre as muitas invenções que pertenceram ao gênio de seu pai, e a senhora o confirma com esta sua lembrança pessoal, que papel desempenhou a Rádio Vaticano?

Elettra Marconi: A Rádio Vaticano foi de enorme importância para meu pai. Há aquele belo vídeo no qual pode-se ver a inauguração, com as palavras do Papa apresentando a Rádio Vaticano e meu pai apresentando o Papa ao mundo. É a primeira vez queo mundo escuta a voz do Papa no rádio e recebe a bênção Urbi et Orbi. Meu pai era um homem de fé muito crente, e agradecia a Deus pelas suas obras, porque lhe havia dado a oportunidade de dar um benefício aos homens, de salvar vidas. Ele sempre se dirigia ao Criador de todo o universo, porque trabalhava com o universo através do espaço, do céu, das estrelas. Ele vivia constantemente em admiração pela natureza.

Seu pai ficaria muito feliz pelos 90 anos de vida de uma de suas criações.... O que a senhora gostaria de desejar a todos nós e a esta rádio que é uma "rádio de família" para a senhora?

Elettra Marconi: Certamente! Eu me sinto em família quando estou com vocês, e gostaria que o sentimento fosse recíproco! Tenho muito carinho por todos, e lembrem-se da história da vida de meu pai! Suas obras são para o benefício da humanidade!

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

12 fevereiro 2021, 12:19
<Ant
Março 2025
SegTerQuaQuiSexSábDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
Prox>
Abril 2025